INPREV é Certificado pelas Boas Práticas de Gestão

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha – INPREV, implementou os requisitos do PRÓ-GESTÃO RPPS, “Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, da União, Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”, instituído pela Portaria MPS nº 185/2015. A obtenção da certificação institucional no Nível II se deu por meio de auditoria realizada pelo Instituto de Certificação de Qualidade Brasil – ICQ Brasil, confirmando o atendimento ao estabelecido no Manual do Pró-Gestão RPPS aprovado pela Portaria SPREV nº 3/2018 da Secretaria de Previdência do Governo Federal.

No Brasil, em um universo mais de 2.100 RPPS, -Regimes Próprios de Previdência Social, o INPREV faz parte do seleto grupo composto por apenas 34 institutos certificados. No estado de Minas Gerais, dentre os 219 RPPS existentes, o instituto de  Varginha é o primeiro e único com esta distinção.

A certificação do INPREV reconheceu a excelência e as boas práticas de gestão, atestou a qualidade e a funcionabilidade de produtos, serviços, processos produtivos dentre outros. A avaliação se deu mediante auditoria por entidade externa, credenciada pela Secretaria de Previdência do Governo Federal. A Certificação também validou o sistema de gestão do RPPS de Varginha, confirmando que o INPREV atende as normas de referência estabelecidas para garantir, com sustentabilidade, a manutenção dos benefícios previdenciários aos seus segurados e dependentes.

O  PRÓ-GESTÃO RPPS, calcado em três pilares: Controles Internos, Governança Corporativa, Educação Previdenciária, contribui para a profissionalização na gestão dos institutos, a qualificação de seus gestores e a introdução de padrões de qualidade nos processos de trabalhos, medidas que permitem maior estabilidade na gestão e consolidação de avanços, evitando que as naturais mudanças no comando político do ente federativo resultem em descontinuidade ou retrocessos na gestão previdenciária. O pilar Controles Internos,  comtempla o mapeamento e manualização das atividades, capacitação e certificação dos gestores e servidores das áreas de risco, estrutura de controle interno, política de segurança da informação e gestão e controle da base de dados cadastrais dos segurados. O pilar Governança Corporativa, está voltado para o planejamento, gestão atuarial, código de ética, políticas previdenciárias e de investimentos, transparência, limites de alçadas, segregação de atividades, ouvidoria, órgãos deliberativos, mandatos, representação e recondução e gestão de pessoas. O pilar Educação Previdenciária, dá ênfase ao plano de ação de capacitação e ações de diálogo com os segurados e a sociedade.

Para os membros dos órgãos que compõem a estrutura de gestão do INPREV: Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Comitê de Investimentos e para os servidores desta autarquia, a Certificação Pró-Gestão RPPS nível II, é motivo de orgulho e um prêmio ao esforço e a dedicação com que desenvolvem suas funções no instituto. Entusiasmados com o êxito alcançado,  reafirmam o compromissso de manter permanente busca pela excelência na qualidade da gestão previdenciária, em prol dos segurados do município de Varginha e, reconhecem a importância do apoio recebido do Chefe do Executivo Municipal, Dr. Antônio Silva, para o sucesso desta empreitada.

 

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Informativo INPREV nº08

Circulando a partir de 27 de maio de 2019, o Informativo INPREV nº 08.

Clique aqui e confira

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AMIPREM – Associação Mineira dos Institutos de Previdência Municipal

O INPREV, Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Varginha passa a integrar a Diretoria da AMIPREM – Associação Mineira dos Institutos de Previdência Municipal.

O Diretor-Presidente do INPREV Sr. Edson Crepaldi Retori é um dos membros da Diretoria Executiva da AMIPREM com o cargo de 2º Tesoureiro.

Assembleia Geral Ordinária realizada dia 06 dezembro de 2018 em Belo Horizonte, nas dependências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, elegeu os membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da AMIPREM para o mandato 2019 / 2021, que passa a ter o Sr. André Luiz Goulart como Presidente.

Gestores dos Institutos de Previdência de Uberlândia, Uberaba, Viçosa, Congonhas e Patos de Minas, também fazem parte da Diretoria Executiva da AMIPREM. Os municípios de Pouso Alegre, Caxambu, Perdões, Sabará e Serra do Salitre cederam os gestores de seus institutos para a composição do Conselho Fiscal.

A nova direção da AMIPREM estabeleceu como primeiros objetivos, o fortalecimento da instituição, a realização de eventos para capacitação de dirigentes e integrantes das unidades gestoras de previdência municipal do estado e ressaltou a importância da manutenção da aproximação da Associação com órgão estadual de controle externo, o Tribunal de Contas de Minas Gerais.

 

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Assinado o contrato para execução de obra de construção da sede própria do INPREV no dia 20 de fevereiro na sala de reunião do Instituto.

Participaram do evento: o proprietário da ACROSS Engenharia, Engenheiro Civil Dr. Paulo Henrique Moreira Clementino, o Diretor-Presidente do Instituto, Sr. Edson Crepaldi Retori, o Chefe do Serviço Financeiro, Sr. Paulo Alexandre Praxedes e a Chefe do Serviço de Benefícios, Margareth Aparecida de Souza Carvalho, todos da Diretoria Executiva do Instituto; a Presidente do Conselho de Administração, Terezinha de Fátima Nery Souza; a Presidente do Conselho Fiscal, Annabell Tavares Vilela Souza; membros do Comitê de Investimentos, o Gestor de Contratos, Sr André Mambeli Lopes, o engenheiro da Across, Sr. Vitor Hugo e a Arquiteta, Ramsine Kezia responsável pela elaboração do projeto arquitetônico.

A empresa ACROSS Engenharia, foi vencedora do processo licitatório na modalidade “Concorrência Pública” publicado no Órgão da Impressa Oficial do Estado de Minas Gerais e que teve como objetivo selecionar a empresa para a execução da obra. As fases anteriores, contratação da elaboração do projeto arquitetônico e posteriormente de todos os projetos complementares, foram devidamente precedidas dos competentes processos licitatórios que respectivamente tiveram como vencedores: a arquiteta Ramsine Kézia e a Contempla Arquitetura.

O prédio da sede do INPREV foi concebido sob a ótica da sustentabilidade e acessibilidade, atendendo questões voltadas ao meio ambiente, a sociedade e economia. O projeto prevê a redução do consumo de energia, melhor consumo uso da água, telhado verde, iluminação e ventilação natural, integração dos espaços e área de convivência. Foram contemplados espaços físicos para atender a atual demanda do Instituto: recepção, perícia médica, salão multiuso com área de convivência, sala para reuniões, copa/cozinha sanitários. Os Conselhos de Administração e Conselho Fiscal também terão áreas específicas bem como todas as unidades da Autarquia, inclusive demandas futuras com crescimento da estrutura administrativa do INPREV

Os projetos de construção foram amplamente discutidos e aprovados nas instâncias colegiadas do Instituto e, promovida sua ampla divulgação juntos aos servidores ativos e aposentados, através de publicações no Boletim “INFORMATIVO INPREV”, site da Autarquia, e redes sociais (whatzap e facebook).

Os projetos da construção da sede do INPREV, foram submetidos e receberam a obrigatória aprovação dos órgãos da Prefeitura de Varginha e Unidade local do Corpo de Bombeiros.

A obra projetada está localizada à Praça Dalva Paiva Ribeiro, 312 – Vila Paiva, possui 2.015,23 m² de área construída a um custo de R$ 6.526.682,03 e com previsão de 270 dias para sua execução. Os recursos financeiros para o custeio da Construção da sede do INPREV, devidamente planejada a sua constituição, são oriundos da “Reserva Administrativa” viabilizada anualmente, a partir de 2009 até 2018, mediante eficiente gestão das despesas com a manutenção da instituição. Por deliberação da Diretoria Executiva e Conselho de Administração e graças ao esforço de toda a equipe, preciosos recursos foram economizados, o que possibilitou transformar verbas destinadas ao “Custeio” em “Investimento” na edificação do imóvel para sede do INPREV, um bem tangível que responde, junto com as reservas financeiras, pelo compromisso futuro com o pagamento das aposentadorias e pensões de responsabilidade da Autarquia.

 

Assista abaixo a apresentação em 3D:

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Informativo INPREV nº 07

Circulando a partir de 21 de Fevereiro de 2019 o INFORMATIVO INPREV nº 07.

Clique aqui e confira.

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Certificação de Boas Práticas de Gestão

Após a adesão do INPREV e Município de Varginha ao Pró-Gestão, Programa Federal que certificará com o “selo de qualidade” os Regimes Próprios de Previdência Social que comprovarem as “boas práticas de gestão”, foi promovida, mediante o processo licitatório, a contratação da empresa ABCPREV para avaliação da situação atual do Instituto e elaboração do Plano de Adequação de ações a serem desenvolvidas nas dimensões: Governança Corporativa, Controles Internos e Educação Previdenciária.

Diagnóstico apresentado pela ABCPREV Gestão e Formação Previdenciária Ltda, em 11 de fevereiro, concluiu pela recomendação ao INPREV, para que busque a Certificação Pró-Gestão Nível II, vez sua adequação e compatibilidade ao porte e estrutura necessária para o atual desenvolvimento das atividades do Instituto.

Elaborado o “Projeto de Execução Técnica dos Serviços” visando a obtenção da Certificação do INPREV com o selo de qualidade de boas práticas de gestão, foi definido o Cronograma de Atividades a serem desenvolvidas no exercício de 2019 com o estabelecimento dos objetos, ações, responsável e prazo final para execução.

O objetivo é preparar o INPREV para receber a visita de empresa independente, credenciada pelo Ministério da Economia ao qual está vinculado a Secretaria de Regimes Próprios de Previdência Social, na primeira quinzena de maio do corrente ano e, até 31 de maio, obter a Certificação e via de consequência, manter o Instituto na condição de “Investidor Qualificado”, viabilizando a manutenção dos produtos atuais onde estão alocadas as aplicações dos recursos financeiros e os bons resultados no retorno desses investimentos no Mercado de Capitais.

O INPREV, através do seu corpo de servidores, órgãos colegiados: Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos, e com a empresa parceira, ABCPREV, busca com entusiasmo a obtenção da Certificação “Pró-Gestão Nível II ate 31 de maio de 2019.

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Posse dos Conselhos de Administração e Fiscal – 2019 / 2022

Empossados no dia 14 de janeiro do corrente ano, pelo Prefeito do Município de Varginha, Dr. Antônio Silva, os novos membros dos Conselhos de Administração e Conselho Fiscal do INPREV, eleitos pelos servidores ativos, aposentados e indicados pelo Poder Executivo.

A cerimônia aconteceu na sede do Instituto e contou com as presenças dos membros da comissão organizadora do processo eleitoral, dos conselheiros que encerraram os seus mandatos em 31 de dezembro de 2018, dos membros do Comitê de Investimentos, da diretoria da Autarquia e servidores da casa.

O diretor-presidente do INPREV, Sr. Edson Crepaldi Retori agradeceu ao Prefeito Dr. Antônio Silva, pelo apoio à Autarquia, informando que o município tem mantido, rigorosamente em dia, os recolhimentos das contribuições previdenciárias e dos parcelamentos de débitos de administrações anteriores.

Agradeceu também os serviços relevantes prestados pela comissão que conduziu o processo eleitoral e aos conselheiros que tiveram seus mandatos encerrados no final de 2018.

O diretor-presidente fez ainda uma breve explanação sobre questões relevantes  da previdência própria municipal. Enalteceu as medidas adotadas para  equacionamento do défict atuarial e financeiro do INPREV, realizado em 2013, com adoção da “segregação das massas”, por iniciativa do Prefeito Dr. Antônio Silva. Foram medidas saneadoras que permitiram a implantação de um plano de capitalização (Plano previdenciário), garantindo recursos suficientes para o pagamento dos benefícios para mais de 80% dos atuais servidores públicos, aposentados e pensionistas vinculados ao  INPREV.

O Dr. Antônio Silva, em seu pronunciamento, parabenizou os conselheiros empossados para o mandato de 2019 a 2022, ressaltou a importância e responsabilidade do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal na gestão do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.  O senhor Prefeito elogiou a eficiente gestão empreendida pela administração do INPREV, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos servidores do instituto e das instâncias colegiadas  em prol dos aposentados e pensionistas beneficiados pelo sistema. Lembrou ainda que o INPREV, bem gerido, é a garantia do pagamento futuro das aposentadorias dos servidores que hoje se encontram no exercício de suas atividades.

Após a cerimônia de posse, os membros titulares dos Conselhos, em reuniões apartadas, escolheram os seus respectivos presidentes. Ficaram assim constituídos, Conselho de Administração: Presidente – Terezinha de Fátima Nery Souza; Conselho Fiscal: Presidente – Annabell Tavares Vilela de Souza.

 

 

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