INPREV é Certificado pelas Boas Práticas de Gestão

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha – INPREV, implementou os requisitos do PRÓ-GESTÃO RPPS, “Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, da União, Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”, instituído pela Portaria MPS nº 185/2015. A obtenção da certificação institucional no Nível II se deu por meio de auditoria realizada pelo Instituto de Certificação de Qualidade Brasil – ICQ Brasil, confirmando o atendimento ao estabelecido no Manual do Pró-Gestão RPPS aprovado pela Portaria SPREV nº 3/2018 da Secretaria de Previdência do Governo Federal.

No Brasil, em um universo mais de 2.100 RPPS, -Regimes Próprios de Previdência Social, o INPREV faz parte do seleto grupo composto por apenas 34 institutos certificados. No estado de Minas Gerais, dentre os 219 RPPS existentes, o instituto de  Varginha é o primeiro e único com esta distinção.

A certificação do INPREV reconheceu a excelência e as boas práticas de gestão, atestou a qualidade e a funcionabilidade de produtos, serviços, processos produtivos dentre outros. A avaliação se deu mediante auditoria por entidade externa, credenciada pela Secretaria de Previdência do Governo Federal. A Certificação também validou o sistema de gestão do RPPS de Varginha, confirmando que o INPREV atende as normas de referência estabelecidas para garantir, com sustentabilidade, a manutenção dos benefícios previdenciários aos seus segurados e dependentes.

O  PRÓ-GESTÃO RPPS, calcado em três pilares: Controles Internos, Governança Corporativa, Educação Previdenciária, contribui para a profissionalização na gestão dos institutos, a qualificação de seus gestores e a introdução de padrões de qualidade nos processos de trabalhos, medidas que permitem maior estabilidade na gestão e consolidação de avanços, evitando que as naturais mudanças no comando político do ente federativo resultem em descontinuidade ou retrocessos na gestão previdenciária. O pilar Controles Internos,  comtempla o mapeamento e manualização das atividades, capacitação e certificação dos gestores e servidores das áreas de risco, estrutura de controle interno, política de segurança da informação e gestão e controle da base de dados cadastrais dos segurados. O pilar Governança Corporativa, está voltado para o planejamento, gestão atuarial, código de ética, políticas previdenciárias e de investimentos, transparência, limites de alçadas, segregação de atividades, ouvidoria, órgãos deliberativos, mandatos, representação e recondução e gestão de pessoas. O pilar Educação Previdenciária, dá ênfase ao plano de ação de capacitação e ações de diálogo com os segurados e a sociedade.

Para os membros dos órgãos que compõem a estrutura de gestão do INPREV: Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Comitê de Investimentos e para os servidores desta autarquia, a Certificação Pró-Gestão RPPS nível II, é motivo de orgulho e um prêmio ao esforço e a dedicação com que desenvolvem suas funções no instituto. Entusiasmados com o êxito alcançado,  reafirmam o compromissso de manter permanente busca pela excelência na qualidade da gestão previdenciária, em prol dos segurados do município de Varginha e, reconhecem a importância do apoio recebido do Chefe do Executivo Municipal, Dr. Antônio Silva, para o sucesso desta empreitada.

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Comments are closed.