INPREV, Setor de Segurança do Trabalho e 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizam Treinamento de Abandono Predial e Resgate de Vítimas

Foi realizado, na última terça-feira, 04/05, na Sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha – INPREV, o Treinamento Teórico e Prático de Abandono Predial e Resgate de Vítimas, possibilitado pela parceria entre o Setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal de Varginha e o 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com participação dos servidores públicos do Instituto.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho, Leandro Nascimento, ministrou o treinamento teórico e coordenou a prática do abandono predial dos servidores do Instituto. Já o Corpo de Bombeiros Militar de Varginha, com equipe coordenada pelo Sub Tenente Paulo Estevam Costa, ao ser acionado, simulou os procedimentos de extinção de incêndio e de realização de resgate de um profissional do INPREV dentro da edificação, o qual se voluntariou a fazer o papel de vítima do sinistro.

O treinamento contou com o acionamento do alarme de incêndio, que foi efetuado pela Diretora Presidente do Instituto, Ana Paula de Oliveira Amorim, além de uma máquina de fumaça, cedida pelo Corpo de Bombeiros. O acionamento do alarme de incêndio e a fumaça dispersada por todo o ambiente tornaram o treinamento mais realista e aumentaram a sensação de seriedade e gravidade da situação entre os servidores do Instituto, tendo o Corpo de Bombeiros executado detalhadamente os procedimentos de abandono e salvamento.

Treinamentos dessa natureza são imprescindíveis para garantir ações e reações adequadas em momentos de risco, o que eleva a probabilidade de, no caso concreto, minimizar os danos e, principalmente, salvar vidas.
O prédio do INPREV conta com uma estrutura moderna e arrojada, contando com todos os equipamentos necessários ao combate a incêndio e rota de fuga, restando a otimização dos meios de segurança ao patrimônio público e às pessoas que trabalham ou utilizam os serviços prestados pelo instituto.

O treinamento foi implementado pelo engenheiro de segurança do trabalho da Prefeitura, Leandro Nascimento, e contou com a presença da guarnição do Corpo de Bombeiros, que após acionado o alarme de incêndio com a simulação de nuvem de fumaça, compareceu ao instituto com 04 (quatro) veículos e todos os equipamentos utilizados no atendimento a ocorrências relacionados a casos que envolvam incêndios.

“A prática de hoje é o início de uma série de capacitações teóricas e práticas do grupo de trabalho do INPREV, visando proteger a edificação das diversas situações de risco e, primordialmente, garantir a segurança e bem-estar dos servidores, segurados e a comunidade circunvizinha”, disse a Ana Paula Amorim diretora presidente do INPREV.

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Comments are closed.